Qual é o peso da cultura na alta de pedidos de demissão no Brasil?
- Kultua LTDA
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
O recorde de 37,9% nos pedidos voluntários de demissão no Brasil este ano, indica não só mudanças no mercado de trabalho, mas também expõe desafios relacionados a cultura organizacional.
A cultura define o modo como uma empresa opera no dia a dia e quando ela está desalinhada com os valores e expectativas dos colaboradores, pode gerar insatisfação e aumento nas demissões voluntárias.
Desde a pandemia, os profissionais mudaram a forma de enxergar o trabalho, priorizando o bem-estar e a flexibilidade. Empresas que não acompanharam essa mudança, hoje enfrentam uma maior dificuldade com a retenção, especialmente dos mais jovens, que rejeitam ambientes engessados.
Estudos indicam que uma cultura organizacional positiva apresenta até 30% menos rotatividade, pois os times se sentem mais valorizados, ouvidos e conectados com o proposito e valores da empresa.
Em contrapartida, ambientes marcados por pressão excessiva, comunicação ineficaz, falhas de liderança e baixo reconhecimento, tendem a gerar altos níveis de estresse, burnout e um aumento expressivo nas demissões voluntárias — o que reforça ainda mais o papel crucial da cultura organizacional na retenção de pessoas.
O recorde de pedidos de demissão no Brasil deve ser interpretado não apenas como um reflexo econômico, mas como um alerta! O número mostra que a decisão de sair não está mais ligada apenas à busca por salários maiores, mas também, e principalmente, à insatisfação com o “como o trabalho é feito por aqui” que gera a reflexão de “por que devo permanecer nessa empresa”.
Organizações que desejam sobreviver a essa onda precisam investir com seriedade em cultura. Então, comece olhando para a cultura que já é vivida em sua empresa e dê o primeiro passo para a evolução!
Muitos profissionais que escolheram sair de suas empresas, não saíram porque "não querem mais trabalhar", mas porque já não veem tanto sentido em continuar naquela cultura.
Quer manter seu time fidelizado?
Comece olhando para dentro:
Qual é a cultura vivida no dia a dia de sua empresa? Você realmente sabe o que está sendo praticado?
Lembre-se, por trás do “dado”, existe um motivo e a #PlataformaKultua pode te ajudar com essa descoberta!
Conte conosco para te apoiar com a retenção de colaboradores talentosos que podem impulsionar os resultados do seu negócio!

Comments